Mini-doc: Territórios do Planejamento

Boletim nº 22 – 28 de maio de 2020

 

O Planejamento Territorial é um campo profissional que se complexificou ao longo dos séculos 20 e 21, exigindo daqueles que nele atuam uma ampla base de conhecimento. Apesar disso, institucionalmente, no Brasil, essa atuação permaneceu legalmente restrita a arquitetos e em alguns casos, engenheiros civis ou economistas, fato que implica e é implicado pela formação acadêmica.

Em 2013, a Universidade Federal do ABC aprovou um curso inédito no país, o Bacharelado em Planejamento Territorial, BPT, visando uma formação de natureza interdisciplinar, que permita a articulação de diversas áreas de conhecimento tais como: ciências econômicas, ciências sociais, geografia, administração pública, planejamento urbano e regional, entre outros. A própria criação do BPT abre a discussão do campo no país e suas diferenças com muitos outros países que já possuem cursos de graduação similares.

Esse projeto tem como objetivo trazer luz a essa discussão, ampliando o debate em torno da construção de conhecimento e atuação para a construção e consolidação de um campo de planejamento territorial mais amplo.

Para assistir, clique aqui.