Museu Virtual Mariana Território Atingido
Boletim nº 65, 02 de agosto de 2022
A Cáritas Brasileira Regional de Minas Gerais convida a conhecer o Museu Virtual Mariana Território Atingido. A iniciativa é resultado do trabalho de cadastramento das pessoas atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão em Mariana (Samarco, Vale e BHP), projeto finalizado pela Cáritas, em abril de 2022. A partir de 1.504 dossiês familiares produzidos, diversos diálogos e reflexões com os atingidos e atingidas, surge o anseio de criar o site como uma ferramenta de apoio às lutas e documentação sobre as memórias das comunidades atingidas, das perdas e danos causados nos territórios e de trazer essas informações de forma acessível a todos.
Ao acessar o site:
Na seção Início, poderá ser feita a visualização do percurso do rejeito sobre as comunidades no entorno do Rio Gualaxo do Norte. É possível conhecer também os usos e ocupações, as referências comunitárias e os recursos hídricos desses territórios. Apresentam-se os mapas comunitários, construídos a partir das centenas de cartografias sociais familiares realizadas junto aos atingidos sobrepostos aos dados de geoprocessamento levantados nos atendimentos.
Em O Projeto, você vai entender como construímos este material e quais metodologias utilizamos, com ênfase na Cartografia Social.
Na seção O Território, poderá conhecer mais sobre as comunidades, suas culturas e tradições, além da memória da ocupação pré-rompimentos.
Em Conteúdos Temáticos, é possível aprofundar o conhecimento sobre a vida dessas comunidades, explorada através dos seguintes temas: criança e adolescente, gênero, águas, cultura alimentar, moradia, discriminação, religiosidade, entre outros.
Em Quem somos, você conhecerá um pouco mais sobre a Cáritas, a atuação do organismo junto aos atingidos pelo rompimento na Assessoria Técnica Independente e o Projeto de Incidência na Pauta da Mineração – PIPAM.
Ao clicar em Acervos de publicações, você poderá conhecer a biblioteca da Cáritas Regional Minas Gerais, tendo acesso à biblioteca da instituição.
Acesse o site e conheça mais sobre as comunidades rurais de Mariana atingidas pela lama de rejeitos desde o ano de 2015.