Nota de Pesar: Professor Luiz Antônio Machado

Boletim nº 36 – 30 de setembro de 2020

 

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) comunica, com pesar, o falecimento do Professor Luiz Antônio Machado da Silva, Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da UERJ, membro da Rede INCT Observatório das Metrópoles e Professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No IPPUR, Luiz Antonio  Machado da Silva fez parte do reduzido time de professores que ajudaram na resistência ao projeto autoritário de extinção do então Programa de Mestrado e Planejamento Urbano e Regional (PUR), quando este foi expulso da COPPE por razões políticas e quando o corpo de professores foi desligado da instituição na sua quase totalidade. Machado foi contratado como professor temporário pela Reitoria, então alinhada ao governo militar, por força de uma ação judicial vitoriosa, impetrada por alunos de mestrado que queriam terminar o seu curso.

Criou no PUR uma disciplina de Sociologia Urbana, que retomava os clássicos e chegava até aos debates contemporâneos, e que era muito apreciada pelos alunos, tendo ficado durante muitos anos conhecida como “o curso do Machado”, caracterizada pela densidade, originalidade e criatividade… Temido por todos  por seu rigor como orientador e como examinador de bancas de dissertação e teses, sabia como poucos incentivar os estudantes e valorizar seus esforços.

Para a sociologia urbana deixa uma obra de grande valor, também pelo rigor e por sua autêntica imaginação sociológica. Fatos expressos, por exemplo, na inventividade da sociologia do botequim e do conceito único da sociabilidade violenta. Inventividade por sua capacidade da prática de pensar a partir das margens da sociedade urbana brasileira, para então lançar luz sobre os seus desafios centrais.

Para amigos que desfrutaram o privilégio do convívio íntimo, deixa uma lacuna de afetos e de trocas intelectuais sempre estimulantes.

O IPPUR, neste momento de dor e tristeza, transmite condolências aos familiares, amigos, colegas e alunos do Professor Machado.

 

Machado, presente!

 

O Dicionário de Favelas Marielle Franco traz verbete sobre Luiz Antô