Posts Recentes

  • >> Edital UFRJ nº 1025/2025 – Concurso Professor Substituto – GPDES/UFRJ

    Publicado em 02/12/2025

  • >> Defesa de Dissertação de Mestrado – Maria Tereza Aguiar Parreira – 28/11/2025

    Publicado em 27/11/2025

  • >> Defesa de Dissertação de Mestrado – Tainá Farias da Silva Maciel – 25/11/2025

    Publicado em 27/11/2025

  • >> Edital UFRJ 1025/2025 – Concurso de Professor Substituto GPDES/IPPUR

    Publicado em 26/11/2025

Nota de Pesar: Professor Michel Misse (1951-2025)

Publicado em 16/08/2025

CATEGORIAS: Notícia PPGPUR, Slideshow PPGPUR

O IPPUR vem registrar, com profunda tristeza e absoluto pesar, o falecimento do querido professor Michel Misse, aos 74 anos, em 14 de agosto de 2025.

Sociólogo de imensa relevância nacional e internacional, Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Misse deixa um legado incontornável nos estudos sobre violência urbana, criminalidade, conflitos urbanos e justiça criminal no Brasil. Tendo formado gerações de pesquisadores, influenciado o debate público, acadêmico e a elaboração de políticas públicas, seu trabalho ecoou em universidades brasileiras e de vários países. Assim como a amigos, familiares, colegas do IFCS e à comunidade acadêmica, sua partida enluta o corpo social do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), que vem, por meio desta nota, prestar suas condolências e homenagens.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Misse formou-se em Ciências Sociais pela UFRJ (1974), com mestrado (1979) e doutorado (1999) pelo IUPERJ. Professor Titular de Sociologia, liderou o Departamento de Sociologia do IFCS-UFRJ em múltiplas gestões (1984-1993) e dirigiu a Editora UFRJ (2012-2019). Em 1999, fundou o Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU), centro pioneiro na produção de pesquisas sobre segurança pública, crime, conflituosidade e controle social, que coordenou até 2023. Sua atuação estendeu-se a programas de pós-graduação na UFF (como Pesquisador Visitante Emérito da FAPERJ, 2024-2026) e a instituições como a Universidade de Chicago, onde lecionou em 2022.

Michel Misse, em sua vasta produção, fez contribuições fundamentais para a teoria social, sociologia urbana e criminal, brasileira e internacional. Desenvolveu conceituações amplamente disseminadas, como a de “acumulação social da violência”, destacando-a como resultado histórico da produção e reprodução de desigualdades, sujeição criminal e expansão de mercados ilícitos, assim como a de “mercadorias políticas”, visando analisar a apropriação de recursos estatais por agentes privados para controle de territórios. Misse sempre foi um grande crítico da letalidade policial, tendo denunciado, através de pesquisas excepcionais, os mecanismos de impunidade em casos de “autos de resistência” no Rio de Janeiro.

Suas obras, como Malandros, marginais e vagabundos (1999) e Crime e violência no Brasil contemporâneo (2006), constituem contribuições seminais à sociologia feita no Brasil, nas quais “desnaturaliza” a violência ao mostrar sua emergência através de processos históricos de desigualdade, estigmatização e mercantilização do controle social (suas “mercadorias políticas”), com estudos que permanecem fundamentais para desconstruir discursos maniqueístas sobre segurança pública no Brasil. Também como editor da revista Dilemas, fomentou instigantes debates interdisciplinares nos campos da sociologia, violência e conflitos urbanos.

Aos familiares — companheira Joana Vargas, filhos André, Daniel e Michel Filho, e netos —, o IPPUR/UFRJ dirige suas mais sinceras condolências. Michel Misse seguirá vivo em seu legado humano, político e intelectual, essencial para aqueles que desejam um Brasil mais justo, menos violento e desigual.

Compartilhar