Nota de pesar – Professor Roberto Kant de Lima

O IPPUR comunica, com profundo pesar, o falecimento do Professor Roberto Kant de Lima, ocorrido na noite do dia 19 de maio de 2025.
Roberto Kant de Lima era Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense – UFF, tendo lecionado durante toda a sua vida no Departamento e Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF e se dedicado à criação do Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos – INCT-InEAC. Foi membro da Academia Brasileira de Ciências, Cientista de Nosso Estado pela FAPERJ e pesquisador de produtividade 1A do CNPq. Sua trajetória intelectual marca definitivamente o pensamento social brasileiro, a partir, sobretudo, das perspectivas inovadoras lançadas sobre o sistema de justiça, a polícia, os tribunais, as delegacias e os ritos do judiciário. Participou ativamente de inúmeras frentes de construção institucional desde suas primeiras pesquisas, junto aos pescadores de Itaipu, em Niterói – testemunhando a implementação da RESEX-Itaipu – até a consolidação de uma imensa rede internacional de pesquisadores reunidos no INCT-InEAC.
Sua postura ética e seu modo peculiar de reunir alunos, professores e pesquisadores em torno de questões empíricas da cidade não se resumia à vida intramuros da universidade, mas se estendia em mesas e rodas de sociabilidade igualmente formadoras de visões de mundo e de um modo de vida sempre questionador, crítico, criativo, participativo e solidário, inspirando colegas e discentes.
O Prof. Kant era graduado em Direito, mestre em Antropologia Social pela UFRJ e doutor em Antropologia pela Universidade de Harvard. Foi autor de livros que balizam o campo dos estudos antropológicos do direito e o próprio campo da segurança pública no país. A Polícia da Cidade do Rio de Janeiro: seus dilemas e paradoxos e A Antropologia da Academia: quando os índios somos nós são apenas dois trabalhos, de uma extensa lista de publicações, em que interpreta os ‘mundos’ da academia – e da produção do conhecimento acadêmico – e da polícia – e da produção de verdades, legalidades e ilegalidades no cotidiano brasileiro.
O IPPUR saúda sua existência inquieta e estimulante para todas e todos que com ele conviveram, dentro e fora da universidade, e expressa os sentimentos de pesar de professores, técnicos e alunos aos familiares, colegas, amigos, alunos e ex-alunos do Prof. Roberto Kant de Lima.