
Posts Recentes
>> História e Culturas Urbanas – 11/12/2025 – 18h
Publicado em 05/12/2025
>> Edital UFRJ nº 1025/2025 – Concurso Professor Substituto – GPDES/UFRJ
Publicado em 02/12/2025
>> Defesa de Dissertação de Mestrado – Maria Tereza Aguiar Parreira – 28/11/2025
Publicado em 27/11/2025
>> Defesa de Dissertação de Mestrado – Tainá Farias da Silva Maciel – 25/11/2025
Publicado em 27/11/2025
Revista Ciência Geográfica – Recortes do semiárido do nordeste brasileiro
Publicado em 19/05/2022
CATEGORIAS: Boletim IPPUR, Conteúdo Boletim, Publicações
Boletim nº 60, 19 de maio de 2022
Já está disponível para leitura a mais recente edição da Revista Ciência Geográfica que tem como temática os “Recortes do semiárido do nordeste brasileiro”. A revista, editada pela Associação de Geógrafos Brasileiros de Bauru – SP, tem por finalidade divulgar a atuação profissional e intelectual de geógrafos, professores de Geografia da Educação Básica e Superior, estudantes de Pós-Graduação em Geografia e de Ciências afins.
A primeira metade da publicação é composta por treze artigos de abordagens variadas, sobre o tema proposto. Há trabalhos que versam sobre a Zona da mata pernambucana, o risco à desertificação em municípios de Sergipe, conflitos socioambientais em Alagoas e mudanças morfológicas de praias cearenses, por exemplo. Destaca-se o artigo “Saneamento básico no Nordeste: metas, desafios e investimentos”, que se dedica a analisar e evidenciar desafios para ampliação dos serviços de saneamento na próxima década, com gráficos que deflagram a carência de investimento na região.
Já a segunda metade da revista traz dezessete artigos de abrangência geral, dentro das áreas afins à geografia, e surpreende pela ampla gama de temas presentes. Há artigos que se debruçam sobre os casos de dengue no Mato Grosso, a terceira idade digital, a construção de conceitos geográficos em libras e o Programa Nacional de Livros Didáticos. É válido destacar o artigo “Geografia francesa (Século XX), região e ensino de geografia no Brasil”, em que é apresentada a pertinência do ensino de autores da Escola Francesa de Geografia, presentes nas novas diretrizes de formação escolar brasileira.
Para ler a edição na íntegra, acesse aqui.



