Posts Recentes

  • >> Edital UFRJ nº 1025/2025 – Concurso Professor Substituto – GPDES/UFRJ

    Publicado em 02/12/2025

  • >> Defesa de Dissertação de Mestrado – Maria Tereza Aguiar Parreira – 28/11/2025

    Publicado em 27/11/2025

  • >> Defesa de Dissertação de Mestrado – Tainá Farias da Silva Maciel – 25/11/2025

    Publicado em 27/11/2025

  • >> Edital UFRJ 1025/2025 – Concurso de Professor Substituto GPDES/IPPUR

    Publicado em 26/11/2025

Seminário “Os desafios das políticas da igualdade racial para a Gestão Pública” – 10/11/2025 – 14h

Publicado em 06/11/2025

CATEGORIAS: Destaques, Eventos, Eventos IPPUR, Notícias, Notícias IPPUR

A promoção da Igualdade racial tornou-se uma questão de Estado e é fundamental desenvolver ações e discussões críticas sobre o impacto destas políticas (seus avanços e limitações) do ponto de vista da gestão pública.
Neste sentido, convidamos a todas e a todos para participarem do Seminário “Os desafios das políticas da igualdade racial para a Gestão Pública”, no dia 10 de novembro (próxima segunda-feira), no Auditório do IPPUR.

 

Conheça mais sobre os participantes:

Edson Santos
É sociólogo e iniciou sua trajetória política no movimento estudantil. Foi vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro por vários mandatos (de 1988 a 2006). Elegeu-se deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro em 2006, sendo o deputado negro mais votado do país naquele ano. Assumiu a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em fevereiro de 2008, onde trabalhou para consolidar e ampliar políticas públicas e ações afirmativas, com ênfase na população negra, combatendo a discriminação e o racismo institucional. Atualmente é secretário de Direitos Humanos e Igualdade racial do Município do Rio de Janeiro.

Luanda Silva de Moraes
É engenheira química de formação, com mestrado e doutorado na área, e professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde, além de integrar o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. Foi a última reitora do extinto Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), que foi incorporado à UERJ em março de 2022. Atuou como presidente da Associação dos Docentes da UEZO (ADUEZO) e vice-reitora da Universidade (2017-2021). Em 2020, foi eleita reitora da UEZO para o quadriênio 2021-2025, tornando-se a primeira reitora negra de uma instituição de ensino superior estadual no Rio de Janeiro.

Glenda Mello
Professora Permanente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Departamento de Letras anglo-germânicas da UFRJ. Tem doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ. É pesquisadora produtividade CNPq desde 2020 e foi pesquisadora Jovem Cientista FAPERJ entre 2019 e 2024. Coordena o grupo de pesquisa Performatividades, Raça e Interseccionalidades (PRINT/CNPq) e é vice-coordenadora do INCT/CNPq “Educação transformadora: antirracismo, interseccionalidade e justiça social na América Latina”.

Renato Ferreira
É advogado, formado pela PUC do Rio de Janeiro, pós graduado em Direito Empresarial pela FGV/EBAPE, mestre em Políticas Públicas e Formação Humana UERJ e doutor em Sociologia e Direito pela UFF. É professor de Direito do IPPUR/UFRJ. Ex-assessor da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Atuou como docente na graduação e pós graduação, nas áreas do direito e políticas públicas em diversas instituições, entre elas a Universidade Estácio de Sá, Universidade Iguaçu, Universidade Cândido Mendes, Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Fórum Latino Americano de Políticas Educativas – FLAPE. Além de atuar como pesquisador no Laboratório de Políticas Públicas (UERJ) e Laboratório de Estudos Afro Brasileiros (Leafro/UFRRJ).

Renato Emerson dos Santos
É professor do IPPUR/UFRJ, onde coordena o NEGRAM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais), um núcleo do Laboratório ETTERN (Estado, Trabalho, Território e Natureza). Geógrafo, mestre em Planejamento Urbano e Regional, doutor em Geografia. Foi presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Foi por 18 anos professor da UERJ, onde coordenou o Programa Políticas da Cor. Ex-professor e coordenador do Pré-Vestibular para Negros e Carentes da Rocinha.

Data: 10/11/2025
Hora: 14h
Local: Auditório do IPPUR (edifício JMM, 5º andar)

Compartilhar