Série História e Culturas Urbanas completa 20 anos

 

Boletim nº 70, 31 de maio de 2023

A Série História e Culturas Urbanas é uma parceria entre a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), organizada pelo Setor de História da Casa – representado por Antônio Herculano Lopes, e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) – representado pela professora Fania Fridman. Desde o ano de 2003, uma vez por mês a Série, com um tema geral definido a cada ano ou a cada semestre, promove palestras com um/a convidado/a.

Com a emergência da pandemia de Covid-19, em 2020, a Série passou a ser transmitida virtualmente pelo Canal do Youtube da Agência IPPUR. Ao contar com a participação de docentes e pesquisadoras/es de diversas áreas e formações, os debates proporcionam uma mirada interdisciplinar sobre a história e culturas urbanas. A temática para a Série especial de 2020, “A cidade e seus ‘outros’”, discutiu as dinâmicas sociais dentro das cidades e os processos de hierarquização dos espaços e dos grupos sociais, incluindo reflexões voltadas à história das periferias e suas formas de sociabilidade, aos processos de apagamento e aos embates entre grupos e atores diversos no contexto urbano. Em 2021, a Série especial abordou “A cidade e as águas” trazendo pesquisas sobre a relação entre as cidades e a natureza, as transformações da paisagem urbana e seus impactos ambientais, a expansão das fronteiras e as formas de exploração dos recursos naturais. Quando do bicentenário da Independência e dos cem anos da Semana de 22, com o mote “O Brasil de 22 e suas cidades de muitos Brasis” foram analisadas a diversidade na formação social das cidades, dos processos migratórios e das experiências de grupos de origens nacionais distintas na ocupação do espaço urbano e na construção de vínculos com o território e a cultura local, bem como as perspectivas modernistas para as cidades, suas promessas, impasses e disputas. 

Para 2023, quando a Série completa 20 anos, o tema é Distopias contemporâneas e reconstrução, escolha conectada ao contexto político, social e econômico do país, após quatro anos de um governo comprometido com a erosão da democracia e o desmonte do Estado brasileiro. No dia 27 de abril, as palestras mensais foram retomadas com o professor Renato Emerson dos Santos (IPPUR/UFRJ) que trouxe “Da distopia à utopia: entre memórias e histórias negras, a recriação da Pequena África no Centro do Rio” para ser debatido. Além da história e dos conflitos em torno do Cais do Valongo, porto que mais recebeu africanos escravizados no Brasil, foi destacado como os movimentos negros vem recriando memórias, revendo narrativas e versões para mostrar que o passado não é somente escravidão, mas também produção, protagonismo e criatividade da população negra. No segundo encontro do ano, realizado no dia 25 de maio, o professor Christian Lynch (IESP/UERJ/FCRB) discorreu sobre “A República de 1988: inimigos e adversários”. A partir do contexto histórico de oscilação entre o processo de democratização da sociedade brasileira e das crises do sistema representativo, examinou a construção do regime republicano após 1988 e as perspectivas de retomada da democracia após a fratura do governo Bolsonaro. 

A playlist da Série História e Culturas Urbanas está disponível no Canal da Agência IPPUR, não deixe de conferir as palestras e os debates anteriores e de acompanhar as próximas edições, sempre na última quinta-feira do mês!