Utilidade Pública: Ferramentas de informação geográfica em apoio à tomada de decisão no combate à COVID-19

Boletim nº 14 – 03 de abril de 2020

 

Por Luiz Coelho¹

 

O Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem participado de força-tarefa, de modo a acompanhar e prover ferramentas que apoiem os gestores públicos na tomada de decisões relativas ao atendimento de pessoas diagnosticadas com COVID-19.

As ferramentas trabalhadas pelo IPP são baseadas na plataforma ArcGIS e se encontram hospedadas no Sistema de Informações Urbanas – SIURB, da prefeitura. Um dos painéis é de acesso público, sendo atualizado diariamente por técnicos da SMS vinculados ao SIURB. O acompanhamento de casos pode ser acessado através do Data.Rio ou diretamente aqui.

Além dessa ferramenta de acesso público, o IPP tem trabalhado na elaboração de diversos cenários de predição e modelos de acompanhamento de áreas de maior vulnerabilidade, levando em considerações cenários como a densidade construtiva, partilha de domicílio por várias pessoas, vulnerabilidade de condições sanitárias, indisponibilidade de mais de um banheiro por domicílio, e ocorrência de maior concentração de população idosa e com certas comorbidades.

Tais análises têm sido usadas na definição de áreas com maior vulnerabilidade na cidade, com vistas à implementação de medidas de prevenção e resposta à progressão da doença. O IPP tem interesse em contato com pesquisadores e pesquisadoras com interesse em participar da análise e desenvolvimento de modelos similares neste momento de crise.

Para mais informações, acesse aqui.

Contatos podem ser realizados através do endereço luizc.coelho@rio.rj.gov.br

¹Instituto Pereira Passos