
Posts Recentes
>> História e Culturas Urbanas – 11/12/2025 – 18h
Publicado em 05/12/2025
>> Edital UFRJ nº 1025/2025 – Concurso Professor Substituto – GPDES/UFRJ
Publicado em 02/12/2025
>> Defesa de Dissertação de Mestrado – Maria Tereza Aguiar Parreira – 28/11/2025
Publicado em 27/11/2025
>> Defesa de Dissertação de Mestrado – Tainá Farias da Silva Maciel – 25/11/2025
Publicado em 27/11/2025
30ª edição da Semana IPPUR debate planejamento urbano e regional e gestão pública nas periferias do capitalismo
Publicado em 09/07/2025
CATEGORIAS: Boletim IPPUR, Destaques, Notícia PPGPUR, Notícias IPPUR, Slideshow PPGPUR
Boletim nº 88, 09 de julho de 2025
O IPPUR tem a satisfação de divulgar a realização da 30ª edição da Semana IPPUR, entre os dias 13 e 17 de outubro. Em 30 anos de edições anuais sem interrupções, o evento tem reunido debates entre integrantes da comunidade ippuriana, contribuindo para a formação crítica de estudantes e pesquisadores sobre bases democráticas e orientadas à justiça social, além de fomentar o encontro entre as diversidades que marcam e enriquecem o instituto.
Nesta edição, a temática principal se debruça sobre a importação de modelos e práticas hegemônicas nos contextos periféricos do sistema-mundo capitalista contemporâneo. O tema O Planejamento Urbano e Regional e a Gestão Pública nas Periferias do Capitalismo: Desafios e Potencialidades da Condição Periférica, se alinha às discussões que vêm tomando espaço nos principais evento do campo e busca nos colocar em perspectiva, desessencializando e identificando o compartilhamento da condição de periferia, subalternidade e dependência no sistema-mundo.
Dessa forma, busca-se impulsionar a solidariedade e a cooperação intelectual e política entre pesquisadores e ativistas contextualizados nas múltiplas escalas e expressões da periferia, o que representa também um potencial de fortalecer a internacionalização do instituto, fomentando ainda mais o diálogo com instituições de ensino e pesquisa também situadas nas periferias do sistema-mundo.
O diretor do IPPUR, professor Fabrício Leal, ressalta a relevância e as transformações da Semana IPPUR ao longo da história do Instituto:
A Semana IPPUR é o evento mais importante e tradicional do calendário do IPPUR. Criada inicialmente como um espaço de apresentação e discussão das pesquisas e trabalhos dos corpos docente e discente da nossa pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, a Semana IPPUR se transformou progressivamente num espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão, abrangendo toda a pós-graduação (stricto e lato sensu) e a graduação. Desde a criação do curso de graduação Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, em 2010, e, especialmente, a partir da sua plena integração ao IPPUR, em 2015, a gestão pública veio a se somar ao planejamento territorial e aos estudos urbanos e regionais como tema central da Semana IPPUR.
Ao longo dos anos, a Semana IPPUR tratou das mais diferentes questões relativas ao planejamento urbano e regional e à gestão pública e trouxe convidados externos – nacionais e internacionais – para discutir conosco. Além do objetivo geral de promoção do pensamento crítico e do engajamento na transformação da realidade sócio-espacial que caracterizam o IPPUR, cada Semana tem um desenho específico e responde também ao momento em que vivemos. Em 2024, a tragédia no Rio Grande do Sul e a continuidade da longa luta por reparação e justiça dos atingidos pelos crimes-desastres em Mariana, Brumadinho e outras cidades e regiões brasileiras motivaram a construção de uma Semana IPPUR concentrada no planejamento urbano e regional e a gestão pública em tempos de capitalismo de desastres. Neste ano, em que comemoramos a trigésima edição da Semana IPPUR, o tema principal é o planejamento e a gestão pública nas periferias do capitalismo, em especial os desafios e potencialidades da condição periférica no campo da produção do conhecimento e da ação social e os eixos temáticos que organizam as sessões se relacionam com as temáticas dos grupos e laboratórios de pesquisa.
Os 6 eixos temáticos que organizam as sessões de apresentação de trabalhos representam as linhas de pesquisa e ensino dos grupos, laboratórios e cursos do IPPUR. Assim, o tema principal atravessa a todos de forma transversal, direcionando os debates nas sessões. As submissões são abertas a todos os integrantes da comunidade IPPUR, sendo possível submeter resumos expandidos para as sessões temáticas e também outras formas de trabalho como exposições de fotos e vídeos, rodas de conversa, performances e trocas de experiências para as sessões livres.
As inscrições de trabalhos estão abertas até 25 de agosto, através dos formulários presentes no site. Veja mais informações e acesse o edital na página do evento.



