
Posts Recentes
>> Edital UFRJ nº 1025/2025 – Concurso Professor Substituto – GPDES/UFRJ
Publicado em 02/12/2025
>> Defesa de Dissertação de Mestrado – Maria Tereza Aguiar Parreira – 28/11/2025
Publicado em 27/11/2025
>> Defesa de Dissertação de Mestrado – Tainá Farias da Silva Maciel – 25/11/2025
Publicado em 27/11/2025
>> Edital UFRJ 1025/2025 – Concurso de Professor Substituto GPDES/IPPUR
Publicado em 26/11/2025
Boletim IPPUR #90
Publicado em 20/10/2025
CATEGORIAS: Boletim IPPUR, Destaques
Boletim IPPUR nº 90, de 20 de outubro de 2025
O Rio Piracicaba, onde a exploração impede o peixe de parar
Júlia Gonçalves é graduanda do GPDES/IPPUR e escreve a partir do caso da degradação do Rio Piracicaba, sobre como a exploração do meio ambiente na lógica capitalista resulta em graves consequências ambientais. A partir de autores como Ailton Krenak, Fernando Henrique Cardoso e Guerreiro Ramos, o texto analisa a lógica exploratória e colonial à crise socioambiental atual, evidenciando a necessidade de repensar os modelos de desenvolvimento e valorizar perspectivas que priorizem a vida e a natureza acima do lucro.
Privatização do saneamento e desigualdades ambientais na metrópole carioca
Em seu texto, a pós-graduanda em Política e Planejamento Urbano do IPPUR, Rebeca Schettini Geraldo revela como o caso da Iguá no Rio de Janeiro expõe as profundas desigualdades socioambientais geradas pela privatização do saneamento, evidenciando a urgente necessidade de regulação, participação social e justiça ambiental para garantir direitos de forma realmente justa e inclusiva.
Tese de doutorado do PPGPUR é citada em prova da UERJ
A tese de doutorado de William Souza Passos, hoje doutor pelo IPPUR com aprovação em 2023, foi citada no segundo exame de qualificação da UERJ, que ocorreu no fim de agosto. A tese trata sobre uma nova região metropolitana em formação no interior fluminense e havia sido publicada em uma notícia de jornal em dezembro de 2024.
A Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais (RPPI), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFPB, publicou no fim de julho seu primeiro número de 2025, do qual o professor Gustavo de Souza, do IPPUR, é coorganizador. A edição se destaca por ser um dossiê temático “Inovações sociais e experimentações democráticas na governança e nas políticas públicas”, organizado também pela Profa. Dra. Carolina Andion (UDESC), pelo Prof. Dr. Danilo Melo (UDESC) e pela Profa. Dra. Flávia Duque-Brasil (FJP). O dossiê resulta de trabalhos apresentados em sessões temáticas do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ENEPECP, 2021 e 2023) e traz contribuições teóricas e empíricas sobre a relação entre inovação social e democracia.
Em reportagem publicada pela Agenda do Poder, intitulada “Vidas no concreto”, Renata Antão, professora do IPPUR/UFRJ, reflete sobre como decisões administrativas e construções irregulares moldam o espaço urbano e impactam diretamente a vida das pessoas. Ela defende que políticas urbanas mais justas devem priorizar a coletividade, a segurança e a convivência, e não apenas o interesse econômico. A reportagem convida à reflexão sobre como o planejamento das cidades pode (ou não) garantir o direito à cidade e a preservação da vida urbana ao tratar da demolição do Espaço Mix em Botafogo e da ameaça de despejo da sede da OSC Grupo Arco-Íris.
Professor Alex Magalhães participa de edição especial do podcast Cidades de Fato
O nono episódio da série especial do podcast Cidades de Fato conta com entrevista de Alex Magalhães, professor do IPPUR e coordenador do Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB). A série reúne entrevistas com especialistas gravadas durante o XXI ENANPUR, em maio deste ano. Na entrevista, Alex conversa com João Bazzoli sobre favelas e comunidades urbanas, com destaque para as práticas de autorregulação criadas pelos moradores para lidar com a ausência ou insuficiência de serviços e infraestrutura pública.
A Rede de Estudos Rurais publicou em seu portal sobre o 11º Encontro da rede, na qual o professor Henri Acselrad, ministrou a conferência de abertura, com o tema “Emergências Climáticas e (in)justiças sociais: desafios para uma sociedade em crise”. Em sua fala, destacou a importância de se pensar a questão climática como uma discussão de interesse das ciências sociais e a preocupação quanto ao cenário político internacional e seus impactos em comunidades vulneráveis. O evento contou com a presença da Orquestra da Camerata Carlos Jehovah, e falas de nomes de relevância política do Estado da Bahia.
A 6ª e última Conferência Municipal das Cidades em Belford Roxo, realizada na Câmara Municipal, evento, promovido pela Secretaria de Habitação e Urbanismo, contou com palestras do professor Orlando Santos Junior e do arquiteto Vicente Loureiro, abordando caminhos para tornar nossa cidade mais justa, inclusiva e sustentável. Conheça as diretrizes que foram discutidas e que podem transformar Belford Roxo! Acesse o portal e confira a matéria completa.
O blog da Fundição Progresso publicou sobre a 7ª edição do evento Plante Rio, do qual participou a doutoranda Rita Passos. Rita participou da roda de conversa “Colapso Climático: desafios globais e locais”,, mediada por Sergio Portella e que contou também com a presença de Celso Sanchez (UNIRIO) e Eduardo Sá Barreto (UFF), que debateram os impactos sociais e ambientais da crise climática e os caminhos possíveis de resistência. Em suas falas, os participantes destacaram a urgência de ações transformadoras frente ao colapso ambiental, o papel da educação ambiental crítica e a importância de articular a luta antirracista às agendas ambientais contemporâneas.
Expediente: Direção Luis Regis Coli / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati, Claudia Paiva Carvalho e Renata Antão/ Editora-responsável: Mariana Guimarães de Carvalho / Apoio: Tainá Farias S. Maciel e Equipe Agência IPPUR.


