Posts Recentes

  • >> Edital UFRJ nº 1025/2025 – Concurso Professor Substituto – GPDES/UFRJ

    Publicado em 02/12/2025

  • >> Defesa de Dissertação de Mestrado – Maria Tereza Aguiar Parreira – 28/11/2025

    Publicado em 27/11/2025

  • >> Defesa de Dissertação de Mestrado – Tainá Farias da Silva Maciel – 25/11/2025

    Publicado em 27/11/2025

  • >> Edital UFRJ 1025/2025 – Concurso de Professor Substituto GPDES/IPPUR

    Publicado em 26/11/2025

Boletim IPPUR #91

Publicado em 11/11/2025

CATEGORIAS: Boletim IPPUR, Destaques

Boletim IPPUR nº 91, de 11 de novembro de 2025

 

Boas Vindas às Novas Docentes!

É com imensa alegria que damos as boas-vindas a quatro novas professoras adjuntas e que ingressam no quadro de docentes do Instituto, as quais aceitaram o convite para colaborar com a nossa redação, contribuindo com um pouco de sua experiência e trajetória. Apresentamos as professoras Fernanda Pernasetti, Fernanda Verri, Luana Adriano e Mariana Bonadio, que chegam ao IPPUR trazendo contribuições valiosas e perspectivas inovadoras ao Instituto e ao GPDES.

Desafios e Potencialidades da Condição Periférica: 30 edições de resistência da Semana IPPUR

Mariana Guimarães é extensionista da Agência IPPUR, integra a comissão organizadora da Semana IPPUR 2025 e traz um relato sobre a 30ª edição do evento. O texto traz informações sobre os acontecimentos da semana, o tema central escolhido e a marca recorde de participantes e trabalhos apresentados. Além disso, Mariana aborda a importância histórica do evento na trajetória Ippuriana e contextualiza as dificuldades enfrentadas pela comissão organizadora diante da conjuntura atual de desmonte da universidade pública inserida na periferia do capitalismo, apontando a importância do tema central do evento e da resistência pela universidade pública crítica.

O Infinito em Junco: A Invenção dos Livros no Mundo Antigo

As graduandas do GPDES Fabia Franco e Letícia Corrêa são extensionistas do do curso de Extensão “Encontros Internacionais ‘O brasileiro entre outros hispanos’: afinidades, contrastes e possíveis futuros nas suas inter-relações” e trazem um relato da atividade realizada em agosto no Instituto Cervantes, na qual o grupo apresentou a obra “O infinito em um junco” (2022), de Irene Vallejo. A atividade foi preparada pelos extensionistas, pesquisadores e professores durante quatro meses, a fim de traduzir a densidade do livro em uma experiência dinâmica e inspiradora para o público, reunindo estudantes de diversos cursos da UFRJ e secundaristas do Colégio Pedro II no processo. O encontro e sua organização configuraram um importante espaço de aprendizado e troca, ressaltando o papel da extensão e da pesquisa universitária na criação de vínculos, diálogos e abertura de horizontes.

IPPUR participa do VI ENEPCP e do 49º ENANPAD

Docentes e pesquisadores/as do IPPUR e do GPDES participaram de dois importantes eventos acadêmicos da área de gestão pública que ocorreram entre setembro e outubro de 2025: o Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) e o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). O ENEPCP teve várias Sessões de Trabalhos coordenadas por professores do IPPUR, assim como integrantes do IPPUR em mesas redondas e na apresentação de trabalhos, enquanto um trabalho do IPPUR foi premiado no EnANPAD, de autoria da professora Mariana Mazzini.

Uma vida sem trégua — Ángela Ramos

Luis Miguel, doutorando do PPGPUR, apresenta uma homenagem à Ángela Ramos, primeira jornalista do Peru, militante do Partido Comunista, escritora, dramaturga e sua bisavó. No texto, Luis traz uma breve biografia de Ángela, contando sua trajetória desde a infância, quando descobriu a ambição pelos estudos em um contexto em que as mulheres eram impossibilitadas de estudar, passando por sua formação enquanto jornalista e militante do partido comunista e pelos direitos das mulheres. Ángela foi autodidata e lutou pela justiça durante toda sua vida através de diversas atuações, mas sempre relacionada à escrita com caráter crítico, sendo uma importante liderança na luta pelos direitos das mulheres no Peru ao lado da luta pelo socialismo. 

Folha de S. Paulo publica matéria a partir dos dados levantados pelo Boletim Desigualdade nas Metrópoles

Matéria publicada pela Folha de São Paulo resgata dados levantados pelo Boletim Desigualdade nas Metrópoles, estudo produzido pelo Observatório das Metrópoles (IPPUR), junto ao Laboratório de Estudos PUCRS Data Social e a Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL). A 16ª edição do boletim traz dados anuais de 2012 a 2024. Na matéria, a Folha destaca a contradição entre a queda dos indicadores de desigualdade apontada pelo Boletim e os contrastes sociais visíveis nas grandes metrópoles. Confira!

Matéria no Brasil de Fato analisa contradições referentes aos dados do Boletim das Desigualdades com contribuições do professor Juciano Rodrigues

Apesar de os dados levantados pela 16ª edição do Boletim Desigualdade nas Metrópoles apontarem para a redução das desigualdades nas metrópoles brasileiras, o Rio de Janeiro apresenta particularidades socioeconômicas que levam ao aprofundamento das condições de vulnerabilidade. Este contexto é analisado na matéria publicada no Brasil de Fato, com entrevista ao professor Juciano Rodrigues, um dos responsáveis pelo estudo no IPPUR. O professor traz dados sobre a informalidade, dependência de programas sociais e desigualdade estacionária para explicar as contradições no território fluminense. Confira!

Movimento dos Atingidos por Barragens divulga realização de nova etapa de curso em parceria com o IPPUR

O Movimento dos Atingidos por Barragens divulgou a realização de mais uma etapa do curso de extensão e especialização “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”, realizado em parceria com o IPPUR. O programa foi criado em 2008, com base nas lutas sociais e experiências de formação e assessoria técnica construídas coletivamente pelo MAB. No mês de setembro, ocorreu no Rio de Janeiro a segunda etapa do curso na turma atual, que recebeu dez novos educandos, representantes de quinze organizações de oito países. Confira!

 

Expediente: Direção Luis Regis Coli / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati, Claudia Paiva Carvalho e Renata Antão/ Editora-responsável: Mariana Guimarães de Carvalho / Apoio: Tainá Farias S. Maciel e Equipe Agência IPPUR.

Compartilhar