Boletim #68

Boletim IPPUR nº68, de 29 de março de 2023

A partir das lutas e celebrações que marcam o Dia Internacional das Mulheres, o Boletim IPPUR nº 68 destaca debates e eventos que discutem as desigualdades de gênero relacionadas aos campos do planejamento urbano e regional e da gestão pública. Confira ainda o IPPUR na mídia e outras notícias e atividades desse mês!

Gênero e Planejamento Urbano e Regional: perspectivas de integração

A convite da Agência IPPUR, as pesquisadoras Glaucy Herdy (Mestrado IPPUR), do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Espaço e Políticas Públicas (NUGEPP), e Raquel Isidoro (Doutorado IPPUR), do LABESPAÇO e do NUGEPP, nos brindam com um artigo sobre a importância de uma integração entre as epistemologias feministas e o campo do Planejamento Urbano e Regional. 

Em suas reflexões, as autoras questionam como o campo inter-multidisciplinar do Planejamento Urbano, tem construído uma abordagem prática e teórica de gênero e apontam, através de uma revisão bibliográfica nas principais bases de dados acadêmicas do Brasil, que apesar da interlocução entre os estudos de PUR com as teorias feministas e de gênero estarem ganhando mais espaço, ainda existem grandes lacunas a serem preenchidas, e um vasto campo de trabalho a ser investigado.

Semana 8M: perspectivas para integração

A “Semana 8M: perspectivas para integração”, organizada pelo Núcleo de Pesquisa em Gênero, Espaço e Políticas Públicas (NUGEPP), com apoio do Observatório das Metrópoles, nos dias 07, 08 e 09 de março de 2023, promoveu debates sobre a integração de Gênero no Planejamento Urbano e Regional como umas das questões urgentes contra todas as formas de violência e opressão.

V Encontro Internacional de Experiências de Planejamento Urbano em Contexto de Conflito Social

Aconteceu, entre os dias 07 e 09 de março, a quinta edição do Encontro Internacional de Experiências de Planejamento Urbano em Contexto de Conflito Social, promovido pelo Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN) do IPPUR, entre outras organizações parceiras.

O Encontro procurou apresentar e debater experiências ligadas a conflitos sociais que possibilitem outras leituras sobre as realidades urbanas, inspirando novas formas de conceber e implementar políticas e planos.

Projeto de extensão da Biblioteca do IPPUR concorre a prêmio

A Biblioteca do IPPUR está concorrendo ao Prêmio Mariza Russo, uma iniciativa do Sistema de Bibliotecas e Informação (SIBI) da UFRJ para o reconhecimento aos servidores de unidades de informação da universidade, pelos relevantes serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade. Nossa biblioteca concorre na categoria Pesquisa e Extensão, com o projeto Biblioteca do IPPUR 2.0, um serviço de referência digital voltado para a informação e educação de usuários/clientes.

O golpismo como processo

Em artigo publicado no site “A Terra é Redonda”, de 11/2/2023, intitulado “O golpismo como processo”, Henri Acselrad, professor do IPPUR/UFRJ, e Juliana Neves Barros, professora da UFRB e doutora pelo IPPUR/UFRJ, analisam o modelo de apropriação privada de espaços comuns dentro do projeto político do fascismo bolsonarista.

A importância da territorialidade nas políticas públicas de gênero

Confira o artigo produzido por Maria Clara Molisani Mendonça, graduada em Defesa e Gestão Estratégica Internacional (DGEI/UFRJ), sobre “A importância da territorialidade nas políticas públicas de gênero: reflexões a partir da atuação do Centro de Referência de Mulheres da Maré – Carminha Rosa”. O texto, elaborado a partir de seu Trabalho de Conclusão de Curso, que teve a orientação da professora do IPPUR, Claudia Paiva, apresenta um debate sobre as estratégias de combate às violências de gênero sob a perspectiva do Centro de Referência de Mulheres da Maré – Carminha Rosa, criado nos anos 2000 e gerido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lançamento do livro Feminismurbana um projeto teórico e político

Em maio deste ano está previsto o lançamento do livro Feminismurbana um projeto teórico e político. Organizada por Diana Helene Ramos e Rossana Tavares Brandão, a obra celebra os 10 anos do blog Feminismurbana, espaço virtual em que pesquisadoras têm compartilhado textos próprios ou de outras autoras, eventos, referências nacionais e internacionais dos campos do urbanismo, arquitetura e planejamento territorial e de outras áreas disciplinares que tratam os temas da  desigualdade de gênero e dos feminismos no território.

 

Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira /Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho/Editora Responsável: Tainá Farias da Silva Maciel/Assistentes Editoriais: Luna Almeida Rodrigues, Marcos Paulo Hozana Ferreira de Lima, André Alves, Alicia Urraca Rocha/ Apoio: Equipe Agência IPPUR.