Boletim #69

Boletim IPPUR nº69, de 27 de abril de 2023

O Boletim IPPUR nº69 destaca o debate sobre o Novo Arcabouço Fiscal apresentado pela equipe econômica do governo federal, com ensaio dos professores Kaio Pimentel e Daniel Conceição. Confira ainda, nesta edição, matéria sobre uma metodologia inovadora para o ensino de economia, ensaio sobre o Plano de Mobilidade de São Gonçalo, cobertura sobre a retomada das palestras de segunda-feira do GPDES com debate sobre racismo e políticas públicas, além de contribuições do IPPUR na mídia e iniciativas da Biblioteca do IPPUR!

Sobre o novo arcabouço fiscal: uma breve avaliação

A proposta do atual governo Lula de um Novo Arcabouço Fiscal – NAF é vista como “uma grande decepção” na avaliação que os professores Kaio Pimentel e Daniel N Conceição, ambos vinculados ao IPPUR e docentes do curso Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ, nos trazem neste texto opinativo. No decorrer da exposição, os professores apresentam o NAF e explicam em termos econômicos o descontentamento com o Arcabouço.

Nas palavras dos autores “longe de serem um problema, gastos públicos superiores à arrecadação de impostos são normalmente necessários para que nossas economias monetárias estejam eficientemente próximas de seus limites produtivos e em trajetórias sustentáveis de crescimento”. Confira a argumentação completa no texto.

Descomplicando o ensino sobre macroeconomia e finanças públicas: relato de uma metodologia empregada no curso de Gestão Pública (GPDES)

O professor do IPPUR, Daniel Negreiros, tem adotado uma metodologia diferente em sala de aula para que os/as estudantes consigam entender melhor o funcionamento das políticas econômicas, a partir de uma visão mais prática. O método envolve um exercício simulado, com a criação de um país fictício com uma moeda própria, utilizada pelos/as discentes ao longo da disciplina. A equipe da Agência IPPUR conversou com o professor e foi conferir na sala de aula como tem sido esse experimento. 

GPDES promove debate sobre políticas públicas de combate ao racismo

No dia 17 de abril o CAGESP UFRJ, Centro Acadêmico do curso de Gestão Pública, promoveu a palestra “Políticas Públicas para o combate ao racismo: como o Estado pode ser antirracista?”. O debate destacou a importância de políticas públicas mais aprofundadas e formas de o Estado atuar no combate ao racismo, contando com a presença de Renato Emerson, professor do IPPUR, e Thaís Ferreira – vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL e fundadora do Projeto Mãe&Mais.

Leituras da construção do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de São Gonçalo

O mestrando do PPGPUR, Felipe Sacramento, apresenta nota técnica que relata e reflete sobre a construção do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de São Gonçalo a partir do conteúdo da primeira audiência pública que teve esta proposta como objeto. O IPPUR foi convidado pelo Município a participar do Comitê de Acompanhamento do Desenvolvimento do Plano de Mobilidade de São Gonçalo, sendo representado pela professora Rosangela Luft, como titular, e pelo discente Felipe Sacramento, como suplente.

Estudo aborda impactos da pandemia sobre a desigualdade de renda nas regiões metropolitanas

Como a pandemia impactou a desigualdade de renda nas regiões metropolitanas do Brasil? Um estudo coordenado por Marcelo Ribeiro, pesquisador do Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ), e com participação de Paula Guedes e Thaís Velasco, também do IPPUR, e outros pesquisadores, buscou responder a essa questão.

Podcast debate as mudanças propostas pelo Novo Arcabouço Fiscal

No EP #21 do podcast Monitor do Novo Debate Econômico, o professor Kaio Pimentel, um dos autores do texto Sobre o novo arcabouço fiscal: uma breve avaliação, debate junto ao cientista político Eduardo Barbabela (IESP – UERJ) e ao economista Luciano Alencar (UFRJ) o que muda com o NAF.

Biblioteca do IPPUR produz vídeos com treinamentos para usuários

Você já conhece os guias, treinamentos e outros materiais de capacitação disponibilizados pela Biblioteca do IPPUR? Através desta e de outras iniciativas, a Biblioteca procura auxiliar seus usuários na busca de informações e na padronização de seus trabalhos científicos. Desde 2017 em um movimento de expansão da sua atuação digital, a Biblioteca do IPPUR tem produzido uma série de vídeos com treinamentos para seus usuários. A iniciativa, além de proporcionar o acesso à distância, aposta na produção audiovisual como estratégia de comunicação de maior alcance e efetividade. A Agência IPPUR conversou com as bibliotecárias Katia Marina e Cláudia Anjos sobre o projeto. Não deixe de conferir!

Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira /Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho/Assistentes Editoriais: Alicia Urraca Rocha; Artur Porto Teixeira; Artur Rocha; Enzo Urbani Mendes Carneiro; Isadora Geoffroy Ferreira Fuli; Vitor Roger Faceira Benjamin; Luís Felipe de Assis do Nascimento; Felipe Ramos Rabello Pitzer de Souza/ Apoio: Equipe Agência IPPUR.