Análise dos dados sobre evasão, retenção e sucesso nos cursos de graduação da UFRJ e da situação do GPDES

Boletim nº 72, 31 de agosto de 2023

Análise dos dados sobre evasão, retenção e sucesso nos cursos de graduação da UFRJ e da situação do GPDES

Anabella Pereira De Macêdo (Bacharelanda em Gestão Pública e Ex-bolsista do PBAER)

Ana Carolina Lopes de Campos (Bacharelanda em Gestão Pública e Ex-bolsista do PBAER)

O sonho da aprovação no vestibular de uma instituição de ensino superior é cada vez mais forte entre os jovens – no entanto, a entrada na Universidade não garante a conquista do tão almejado diploma. Existem diversos fatores que podem entrar no caminho de uma graduação, internos e externos. O  grupo de bolsistas do Programa de Bolsas para Estudos sobre Evasão, Retenção e Acompanhamento dos egressos de cursos de graduação (PBAER) tem como objetivo avaliar os índices de evasão, retenção e sucesso dentro da UFRJ e, futuramente, poder sugerir ou reavaliar políticas de apoio aos alunos da graduação.

De acordo com Bruno Souza de Paula, Superintendente Acadêmico de Acesso e Registro da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ, 

“A evasão e a retenção são problemas do ensino superior brasileiro e, evidentemente, também da UFRJ. Porém, apesar de quase todo o corpo social da nossa universidade saber disso, há muito poucos estudos feitos sobre o assunto. Com o PBAER foi possível iniciar um estudo sistemático sobre a evasão e a retenção. Um diagnóstico mais preciso sobre as razões por trás desses índices é fundamental para que possamos trabalhar para reduzi-los.

No curto espaço de tempo de funcionamento do programa, já foi possível identificar algumas características interessantes, algumas delas esperadas e outras surpreendentes, que começam a indicar algumas das possíveis causas para termos esses índices elevados.”

Iniciado em junho de 2022, o grupo utiliza dados do Censo do Ensino Superior, disponíveis no portal do INEP. Os gráficos de cada curso estão organizados dentro de pastas e subpastas referentes a cada centro da UFRJ, assim como do campus Duque de Caxias. Atualmente a UFRJ conta com cerca de 60 mil matrículas ativas de graduandos. Com o intuito de analisar o índice de evasão considerando os epicentros de cursos ou centros acadêmicos com mais evasão ou retenção, assim como a partir de indicadores como sexo, etnia e ações afirmativas (alunos provenientes da rede pública x privada), foram consideradas as matrículas desde 2010 até 2019 (ano pré-pandemia).

A evasão universitária pode ser motivada por diferentes fatores, tais como problemas financeiros, falta de adaptação ao ambiente acadêmico, desmotivação ou falta de suporte adequado, representando um obstáculo significativo ao sucesso educacional. Considera-se como evasão as situações em que o aluno sai de um curso para ingressar em outro, na mesma universidade ou em outra; quando ingressa no mesmo curso em outra instituição de ensino; ou quando abandona permanentemente o ensino superior. Para o estudo aqui apresentado considerou-se evasão todos os casos de saída da UFRJ. 

A retenção, outro importante desafio ao êxito nas universidades, ocorre quando o aluno permanece  na universidade por um período de tempo mais longo do que o previsto pela secretaria do seu curso. Muitos estudantes encontram dificuldades em seu percurso acadêmico, seja por deficiências no ensino prévio, sobrecarga de trabalho, falta de orientação adequada ou desafios pessoais. O sucesso, por sua vez, é computado quando o aluno consegue finalizar seu curso, independentemente do tempo empregado para tal. 

Considerando a duração dos cursos de graduação da UFRJ (entre 3 e 6 anos) e tendo o ano de 2010 como o primeiro analisado, a maior parte dos dados sobre retenção e evasão aqui apresentados foram observados no ano de 2014 em diante.  

Para o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) foi possível observar uma queda na taxa de evasão (12% em 2011 e 9% em 2019, último ano analisado), bem como uma tendência a apresentar resultados mais favoráveis do que os índices gerais da UFRJ. Em 2019, por exemplo, as taxas de sucesso do CCJE e da UFRJ são, respectivamente, cerca de 58% e 54%, enquanto as taxas de retenção são de 38% e 40%. 

O curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social se destacou na análise 2010-2019 por apresentar índices favoráveis de Evasão, Retenção e Sucesso. Em relação à Taxa de Evasão, o GPDES obteve uma grande queda ao longo do intervalo de tempo estudado, destacando os anos de 2017 e 2019 com índices iguais a zero.

Seguindo esse padrão, na Taxa de Retenção o curso mostrou baixos índices, iguais a zero nos anos de 2017 e 2018, com crescimento no ano de 2019, mas ainda assim abaixo dos índices da UFRJ e do CCJE.

Em relação ao sucesso acadêmico do curso, pode-se perceber que houve um salto gradativo entre os anos 2014-2017 e uma queda em 2019, porém se mantendo também acima da média da UFRJ e do CCJE.

Para observar os valores da UFRJ, do seu centro acadêmico e curso, os gráficos encontram-se disponíveis em: https://bit.ly/3W88hU6.