
Posts Recentes
>> Excelência Acadêmica: PPG-PUR atinge nota 6 na avaliação da CAPES (2021-2024)
Publicado em 14/01/2026
>> Boletim IPPUR #92
Publicado em 15/12/2025
>> Daniel Negreiros publica no portal Contexto Brasil sobre desenvolvimento econômico brasileiro e a questão do equilíbrio fiscal
Publicado em 15/12/2025
>> Renato Emerson e Reginaldo Braga publicam sobre a racialização espacial da violência de Estado no portal Outras Palavras
Publicado em 15/12/2025
Excelência Acadêmica: PPG-PUR atinge nota 6 na avaliação da CAPES (2021-2024)
Publicado em 14/01/2026
CATEGORIAS: Destaques, Notícia PPGPUR, Notícias, Notícias IPPUR, Slideshow PPGPUR
O Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PPG-PUR) tem a satisfação de comunicar oficialmente a reconquista da Nota 6 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao período de 2021 a 2024.
Este resultado representa um marco significativo na trajetória do Programa. No sistema de avaliação da pós-graduação brasileira, as notas 6 e 7 são atribuídas exclusivamente a programas que demonstram desempenho equivalente aos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa. A reconquista da nota 6 atesta, portanto, o alto nível de nossa produção intelectual, a qualidade da formação de nossos discentes e a relevância social de nossa atuação.
Como um programa pioneiro no campo de Planejamento Urbano e Regional no Brasil, o retorno a este patamar de excelência não apenas valida o trabalho realizado nos últimos anos, mas também amplia as possibilidades de parcerias internacionais, acesso a recursos de fomento e intercâmbio acadêmico.
A coordenação do PPG-PUR parabeniza e agradece a dedicação de todo o corpo social — docentes, discentes e técnicos administrativos — bem como aos parceiros externos e egressos. O engajamento coletivo na produção de conhecimento crítico e de qualidade foi fundamental para alcançarmos este reconhecimento.
Com a nota 6 consolidada, o Programa volta suas atenções para o futuro, mantendo o rigor acadêmico e o compromisso social que nos caracterizam. O objetivo agora é intensificar as estratégias de internacionalização e impacto social, visando alcançar a nota máxima (7) na próxima avaliação quadrienal.


