
Posts Recentes
>> Boletim IPPUR #92
Publicado em 15/12/2025
>> Daniel Negreiros publica no portal Contexto Brasil sobre desenvolvimento econômico brasileiro e a questão do equilíbrio fiscal
Publicado em 15/12/2025
>> Renato Emerson e Reginaldo Braga publicam sobre a racialização espacial da violência de Estado no portal Outras Palavras
Publicado em 15/12/2025
>> Daniel Negreiros publica no Le Monde Diplomatique sobre moedas digitais e desenvolvimento econômico soberano
Publicado em 15/12/2025
Nota de pesar – Professor Robert Moses Pechman
Publicado em 28/05/2025
CATEGORIAS: Destaques, Notícias
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) lamenta profundamente o falecimento do nosso querido professor Robert Moses Pechman e se junta às múltiplas manifestações de pesar e carinho dos seus alunos, ex-alunos, colegas e amigos.
Professor de boa parte da atual geração de docentes do IPPUR, Robert Pechman era historiador, mestre pelo IPPUR, doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas e realizou seu pós doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales.
Coordenador do grupo de pesquisa Laboratório do Escândalo, há muito vinha se dedicando à análise da cultura e suas representações sobre a cidade, com ênfase na discussão sobre a convivência urbana e seus desdobramentos na reflexão sobre a sociabilidade e sobre a cidadania. Entre as suas obras publicadas, destacam-se os livros “A pretexto de Simmel: cultura e subjetividade na metrópole contemporânea” (2014) e “Cidades estreitamente vigiadas: o detetive e o urbanista” (2002).
Intelectual brilhante e pensador crítico, Robert era uma referência nos estudos urbanos no Brasil, em especial por suas experimentações teóricas e práticas relacionadas à reflexão sobre sociabilidade, produções de subjetividade, cidade e urbanidade.
O IPPUR manifesta sua consternação, seus sentimentos e sua solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica pela perda e pelo enorme vazio deixado por sua partida.



