Boletim nº 53
O Boletim IPPUR nº 53 divulga o Webinário sobre o pensamento de Ana Clara Torres Ribeiro, parte da disciplina Sociedade e Espaço, coordenado pela professora Tamara Tania Cohen Egler (IPPUR/UFRJ) e promovido pelo LabEspaço e INCT. Ainda, nesta edição, artigos, eventos, chamadas e muito mais!
Webinário sobre o pensamento de Ana Clara Torres Ribeiro – 01/10 a 19/11/2021
Prestigiando a importante contribuição intelectual de Ana Clara Torres Ribeiro para o campo do planejamento urbano e regional, o evento está estruturado a partir dos eixos de sua pesquisa, revelando o caminho para a construção do campo da cartografia da ação social. Tais eixos revelam a complexidade de seu pensamento: movimentos sociais urbanos, o papel da cultura nos processos espaciais e as homologias estruturais que definem a urbanização latino-americana.
DIVULGA IPPUR: O enfrentamento federativo da COVID-19 na região de Vitória da Conquista (BA)
Nesse vídeo, é apresentado o artigo do Professor Fábio Lucas Pimentel de Oliveira (IPPUR/UFRJ), publicado pela revista Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. O texto analisa a reação à pandemia da Covid-19 no âmbito do pacto federativo. Estados e Municípios desenharam, em articulação com o Poder Legislativo Nacional, uma estratégia de mitigação dos efeitos deletérios da crise pandêmica.
Ciclo de Seminários de Políticas Sociais
Organizado por discentes do GPDES, o evento integra a disciplina de “Políticas Sociais”, ministrada pelo Professor Alan Brum Pinheiro (IPPUR/UFRJ). Transmitido no Canal da Agência IPPUR ao longo de todo o mês de outubro, os debates discutem os seguintes temas: alimentação escolar, regulamentação trabalhista de setores informais, encarceramento feminino, condições de moradia de rua, sistema de cotas e habitação.
Autoritarismo e neoextrativismo
O artigo, de autoria do Professor Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ), foi publicado no site A Terra é redonda, e tem como tema “O sistema informal de normas pelo qual o capitalismo extrativo repõe em circulação formas autoritárias de atuação”. Enfatizando o papel político das elites empresariais para se compreender a crise na democracia brasileira, o artigo discute os meios pelos quais os grupos de poder normalizam atos criminosos e levam o país a ideias contraditórias à democracia, como o desmonte do Estado.
Livro “Wilson Cano – A questão Regional e Urbana no Brasil”
Dividido em três seções, o livro “Wilson Cano – A questão Regional e Urbana no Brasil”, organizado por Adroaldo Quintela Santos, Antonio Carlos F. Galvão, César Ricardo Siqueira Bolaño, Cid Olival Feitosa, Inês Patrício, Mariano de Matos Macedo, Nelson V. Le Cocq D’Oliveira, traz diversos artigos que valorizam a vida de Wilson Cano, assim como sua trajetória profissional e sua participação na produção de conhecimento sobre o desenvolvimento urbano e regional brasileiro.
Periódico “Em Tese” entrevista Prof. Robert Pechman (IPPUR/UFRJ)
Intitulada “A literatura deveria ser uma espécie de guia afetivo da cidade – entrevista com Robert Moses Pechman”, a entrevista, feita por Tiago Vieira (UFMG), aborda as reflexões e contribuições do professor acerca da urbanidade e sua relação com as criações literárias.
Semana IPPUR: Inscrições Encerradas
Encerraram-se, no dia 03/10, as inscrições para Apresentador de Trabalhos e Proponentes de Sessão Livre. Os resultados da avaliação dos resumos submetidos serão divulgados no dia 11/10 e as inscrições para Ouvintes e divulgação completa da programação do evento ocorrerão no dia 18/10. A programação das Mesas de Abertura já está no ar e pode ser conferida na página do evento.
Podcast “Seda de Buriti” – Episódio #1
No primeiro episódio, a Professora Beatriz Mioto, do Bacharelado em Planejamento Territorial, da UFABC, conversa com a Economista e Professora, da UFPE, Tania Bacelar, sobre o conceito de desenvolvimento. Seda de Buriti é um podcast de informação sobre o desenvolvimento territorial brasileiro e visa levar o debate sobre o desenvolvimento urbano e regional para fora dos muros das universidades e contribuir para a promoção da ciência cidadã.
O livro, publicado na coleção Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é um produto de projetos do grupo de pesquisa CNPq Mobilidade Espacial da População, do Departamento de Geografia. Resultado da parceria entre os professores Ednelson Dota e André Coelho e dos mestrandos Rennan Moraes Rodrigues e Marcone Henrique Freitas, todos do PPGG/UFES, a obra debate o envelhecimento populacional de acordo com a dinâmica espacial do Espírito Santo e demais recortes territoriais locais, em um período de quatro décadas.
Sugestão de leitura: Território e Planejamento: perspectivas transdisciplinares
Organizado pelos Professores Fabrício Leal de Oliveira e Pedro de Novais Lima Junior (IPPUR/UFRJ), o livro é composto por uma coletânea de artigos produzidos pelo corpo docente do Instituto, originados das atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão desenvolvidos nos programas de Graduação e Pós-Graduação do IPPUR.
Edital de Seleção de Bolsistas CCJE nº 716/2021
O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas de graduação para apoio nas atividades de desenvolvimento institucional da Decania. Os candidatos poderão se inscrever no Cumprindo os requisitos estipulados no edital, o candidato poderá fazer a inscrição no período de 18 de outubro a 05 de novembro. A bolsa terá vigência de março a dezembro de 2021.
Chamada de artigos AGB-Bauru: Para aonde vai o Brasil?
A Associação de Geógrafos Brasileiros seção Bauru, de São Paulo, convida à submissão de artigos que irão compor a edição temática “Para onde vai o Brasil?”, da Revista Ciência Geográfica. A edição visa alcançar primordialmente professores da educação básica e superior e estudantes de pós-graduação em Geografia e áreas afins, além de interessados pela questão abordada.
Expediente – Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // IPPUR: João Pedro Prates e Maria Fernanda Fontenele